Telma

Mulheres de São Paulo

A Prefeitura presente na sua vida.

Conheça a Maria de Fátima

Capa
Conheça a Maria de Fátima
Texto

Maria de Fátima, 45 anos, nascida em Juazeiro do Norte – Ceará, perdeu os pais e veio morar com a tia em São Paulo. Há 19 anos foi diagnosticada com esclerose múltipla, antes diziam que ela tinha Epilepsia. Tem duas filhas, hoje com 29 e 25 anos. Há 18 anos ela, as filhas e o marido foram atropelados. A filha Viviane (25) que na época tinha 7 anos, sofreu um traumatismo craniano encefálico e passou a ser uma pessoa com múltiplas deficiências. A outra filha, teve fratura exposta, assim como a Fátima. O marido também sofreu traumatismo craniano leve. Na época do acidente, Fátima estava cega há um ano, por conta da Esclerose, foi socorrida e levada para Santa Casa, quando acordou, sua visão voltou ao normal, médicos disseram que foi o impacto do acidente.

A partir daí tudo mudou, Fátima que antes chegou a tentar o suicídio por 5 vezes, agora se viu obrigada a encarar a vida de outra forma. Depois das injustiças que passou, enquanto o motorista era menor e não foi punido, se viu na obrigação de lutar pelos direitos da pessoa com deficiência, principalmente por sua família. Hoje ela é Conselheira Municipal da Pessoa com Deficiência, trabalha em prol da causa e é bem atuante. Ajuda e dirige vários grupos de pessoas com deficiência.

 

ATENDE+

O Serviço de Atendimento Especial - Atende+ foi criado por meio do decreto nº 36.071 de 09 de maio de 1996 e atualmente é regido pela Lei Municipal nº 16.337, de 30 de dezembro de 2015. É uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito aos seus usuários, com regulamento próprio, oferecido pela Prefeitura do Município de São Paulo, gerenciado pela São Paulo Transporte S.A. e operado pelas empresas de transporte coletivo do município e cooperativa de táxis acessíveis.