Telma

Mulheres de São Paulo

A Prefeitura presente na sua vida.

Conheça a Luzia

Capa
Conheça a Luzia
Texto

Essa é a Dona Luzia, mulher forte que nos ensina que nunca é tarde para aprender.

Dona Luzia tem 89 anos. Nascida e criada na zona rural de Barbacena, interior de Minas Gerais, não teve acesso à escola durante a infância humilde.  Com 12 anos, mudou-se para a capital paulista. Mais tarde, casou-se e formou uma família com oito filhos. Enquanto pôde, fez questão de garantir que todos frequentariam a escola, oportunidade que ela nunca teve.

No ano passado, com 88 nos, descobriu o CIEJA (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) do Cambuci, mantido pela Prefeitura de São Paulo, onde estuda durante duas horas e 15 minutos, cinco dias por semana. Dona Luzia acorda todos os dias às 5h30, ansiosa pra adquirir novos conhecimentos e nunca falta às aulas, nem quando chove forte. As aulas no CIEJA mudaram a vida de Dona Luzia, que realizou seu maior sonho: aprender a ler e escrever.

 

Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – Secretaria Municipal de Educação

Os CIEJAs oferecem oportunidade para alunos a partir dos 15 anos que não tiveram acesso à educação formal ou não concluíram o ensino fundamental. As aulas acontecem cinco vezes por semana, nos períodos da manhã, da tarde e da noite. A estrutura e a duração dos cursos variam de acordo com o nível e objetivos dos alunos.