Telma

Mulheres de São Paulo

A Prefeitura presente na sua vida.

Conheça a Amélia

Capa
Conheça a Amélia
Texto

Amélia trabalhava como diarista, até que um acidente doméstico a deixou monoplégica: ou seja, sem o movimento de um dos braços, além de outras sequelas. Por conta disso, Amélia não podia mais trabalhar. Passou dois anos praticamente sem sair de casa, sozinha e sem nenhuma perspectiva. Só saía de casa para ir ao hospital.

Foi quando conheceu FAB LAB, da Prefeitura de São Paulo: uma rede de laboratórios públicos equipados com ferramentas sofisticadas como impressoras 3D, cortadoras a laser, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica. Esforçada, fez o curso de design de 3D e logo criou seu primeiro projeto: uma boleira para pessoas sem a total mobilidade manual. A criação fez tanto sucesso que seu projeto ficou conhecido até na China.

 

FAB LAB

O programa FAB LAB LIVRE SP é inspirado na cultura do “faça você mesmo”, os laboratórios são espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, onde o cidadão possui acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos. Os cursos e oficinas permitem a criação de quase tudo, de uma pequena escultura a um drone, robô ou prótese. São mais de 30 tipos de formações sobre temas como modelagem 3D, robótica e marcenaria, eletrônica e fabricação de projetos.